Oscar 2021 movimenta Twitter, mas apresenta queda de exposição na imprensa, segundo análise da Knewin

26/04/2021 16:57

 A 93a. edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial, movimentou o Twitter no Brasil nos últimos dias. Por conta da pandemia, a cerimônia foi totalmente diferente do habitual: realizada em abril (e não em fevereiro), em um novo local - a Union Station do metrô, em Los Angeles; e com um estilo mais intimista. A Knewin, maior PRtech da América Latina, analisou 73.192 tuítes entre sexta (23) e a manhã desta segunda-feira (26), para entender a percepção dos brasileiros sobre o Oscar em seu novo formato. A análise foi feita via plataforma Knewin Social e o pico de menções aconteceu no domingo (25), data em que ocorreu a premiação, com 41.627 tuítes.

Durante a noite da premiação, a categoria mais comentada foi a de Melhor Ator, com mais de 8 mil tuítes, seguida por Melhor Atriz (7 mil) e Melhor Direção (4 mil citações). As hashtags mais utilizadas foram: #oscars, #oscar2021, e #oscar. Os assuntos com mais repercussão no Twitter foram os comentários sobre a vitória do ator Anthony Hopkins na categoria de melhor ator, superando um dos favoritos, Chadwick Boseman, morto em agosto de 2020. As citações são, em sua maioria, críticas ao Oscar por não ter sido realizada uma homenagem a Boseman, mostrando o ator em um breve quadro in memorian.

Outro tema que também gerou repercussão foi a premiação de Yuh-Jung Youn como melhor atriz coadjuvante, marcando a premiação como a primeira sul-coreana a ganhar a estatueta nesta categoria. O discurso da atriz ao receber o Oscar e principalmente, a forma como reagiu às perguntas dos repórteres após a premiação gerou burburinho no Twitter. A vitória de Chloé Zhao na categoria melhor direção também foi citada positivamente pelos internautas, principalmente por ser a segunda mulher a ganhar nessa categoria e a primeira chinesa a levar o prêmio.

Já na imprensa, em análise feita pela plataforma Knewin News, no comparativo feito entre 2020 e 2021, notou-se queda de 38,8% no número de matérias sobre o Oscar na imprensa brasileira, com 7.394 publicações sobre o Oscar 2021, contra 4.532 este ano.

Sobre a Knewin
Fundada em Florianópolis em 2011, a Knewin tem como missão democratizar o acesso à informação a partir de tecnologia de ponta. A maior empresa em faturamento de PRTech da América Latina é responsável por desenvolver soluções de monitoramento de notícias e de redes sociais para cerca de mil clientes de vários segmentos, incluindo comunicação e marketing, em quatro países. A Knewin tem uma estratégia de crescimento consistente e já fez doze aquisições desde 2016 (Informa Brasil, Zubit, Oficina de Clipping, Myclipp, DataClip, Editorial Link, Varjão Clipping, Monitori, MITI, Plugar e Armazém Digital, NewsMonitor), que ajudaram na construção de um portfólio ainda mais robusto.

Voltar

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!